Recebi um texto muito interessante de uma cliente do Studio dos Cachos. Vale a pena ler!
Obrigada por compartilhar essa história conosco, Nádia!
Da espera (transitória) à responsabilidade permanente.
Tenho os cabelos bem cacheados e que eu me lembre, usei química apenas em dois momentos da minha vida. Quando decidi que não queria mais os meus cabelos falsamente lisos, simplesmente cortei. Desde então, sustento um cabelo natural há 13 anos.
Sei que muitas cacheadas e encaracoladas fazem progressiva/relaxamento/escova inteligente entre outros processos químicos para “domar” o cabelo; seja em busca do liso total e perfeito, seja em busca de “soltar os cachos”.
Foi numa dessas sessões que uma amiga resolveu “relaxar” o cabelo. Antes de realizar o procedimento químico, minha amiga questionou várias vezes ao profissional a fim de ter certeza de que o cabelo não ficaria totalmente liso, porque ela não queria isso. Entretanto, terminado o relaxamento, e ao se olhar no espelho, minha amiga se deparou com o efeito “a vaca lambeu”. Ela sem dó nem piedade, disse ao cabeleireiro: Pode cortar tudo.
Oras, ela queria que de alguma forma seu cabelo ainda conservasse os cachos. Já que ela não atingiu seu objetivo agiu da forma mais inesperada possível: assumiu suas próprias responsabilidades. Mas, como assim as próprias responsabilidades?
Muitas mulheres hoje alisam o cabelo e dias depois, em um surto de arrependimento e desespero, querem em questão de segundos ter de volta seus cachos.
Acontece minha amiga cacheada, que uma vez tendo se rendido a pressão da sociedade de que “cabelo bom é cabelo liso”, ou porque pode ser mais prático, você precisa assumir as consequências. Não existe milagreiro ou máquina de volta ao passado que vá fazer mágica e recuperar sua naturalidade.
Não estou dizendo que você deve, assim como minha amiga, cortar os cabelo e esperar pacientemente pelo novo crescimento. O que eu estou dizendo é que você deve pelo menos pensar sobre suas escolhas e assumir as responsabilidades das mesmas. Devemos entender que o processo de transição, que pode durar anos, tem a ver com um período permanente de escolhas, reflexões e aceitação de quem você é.
Já percebeu como as pessoas escondem esse processo de transição? Toda semana fazem escova para não mostrar a raiz, a qual cheia de energia se contorce tentando se livrar da velha química. Sem falar das bandanas e lenços para “disfarçar” sua própria natureza. Mas eu me pergunto: disfarçar o que? Em que está a vergonha?
Antes de se desesperar e se castigar, convido que você procure pensar que todo esse processo de volta “as raízes”, é um momento de autovalorização e conhecimento. Desejo ainda que você tenha força e paciência e que você entenda que passada toda essa “transição” sua real beleza permanecerá para sempre.
Texto de Nádia Aguiar, formada em História e Mestre em Antropologia Social.
Confira as dicas de como vencer a fase de transição capilar para voltar aos cachos naturais!
Baixe o e-book gratuito preenchendo o formulário!
Leave a reply