Você sabe o que são produtos liberados? O termo PRODUTO LIBERADO nasceu com a ascensão do conhecimento em relação aos cuidados com os cabelos encaracolados e com isso, algumas adaptações foram necessárias na formulação dos cosméticos para que eles se tornassem específicos a este tipo de cabelo, ou seja: LIBERADOS para os cachos.
Muito se fala em produtos liberados para cabelos cacheados e com isso, marcas em geral se utilizaram desse termo NÃO TÉCNICO para promoverem seus produtos muitas vezes de forma não fiel às características ideais de um produto para os cachos.
Com isso, é preciso estar alerta na hora de comprar seu kit para cachos e por isso trazemos a você alguns pontos de atenção:
1- Não use xampu com SULFATO:
Os sulfatos são considerados agentes detergentes muito fortes para o cabelos encaracolados, sendo assim retira oleosidade em excesso de nosso couro cabeludo e fios ressecando-os por conter a detergência bem agressiva. Por isso, toda vez que lavamos os fios com sulfatos, uma das consequências mais marcantes é um cabelo arrepiado e sem brilho.
Termos técnicos: Lauril Sulfato de Sódio ou de Amônia, Sulfate ou Sulphate
2- Fique longe de produtos com PARABENOS:
São conservantes eficazes em muitos tipos de fórmulas, por isso são utilizados para eliminar micro-organismos. Eles podem ser encontrados em shampoos, hidratantes, cremes de barbear, lubrificantes etc.
Muitos estudiosos tem pesquisado a ação dos parabenos pela possibilidade de ser um elemento cancerígeno, traços de parabenos foram encontrados em câncer de mama, além de causar alergias cutâneas, má qualidade do esperma em homens ocasionando a infertilidade masculina, envelhecimento precoce da pele e interferir no sistema endócrino, ou seja, um composto químico que deve ser observado na hora de comprarmos nossos produtos, afinal de contas é nossa saúde que está em jogo.
Termos técnicos: Propylparaben, Isopropylparaben, Butylparaben, Isobutylparaben.
3- Diga não aos ÓLEOS MINERAIS:
Por ser um derivado do petróleo, os óleos minerais possuem propriedades termo plásticas e com alta ação repelente a água, ou seja, você pode até comprar os melhores produtos de hidratação para os seus cachos, mas eles não irão ser absorvidos pelos fios devido a barreira criada após o uso indevido dos óleos nos cabelos. Sendo então o óleo mineral um vilão, sabendo da importância da hidratação capilar durante o tratamento.
Termos técnicos: petrolatum ou petrolato, mineral oil, paraffinum liquidum, paraffin ou vaselina.
4- Os mal do SILICONE:
Silicones são compostos químicos sem cor, sem cheiro e inertes que resistem a decomposição pelo calor, água ou agentes oxidantes formando uma capa plástica nos fios capilares impedindo a penetração da água/hidratação.
Termos técnicos: Dimethicone, Dimethiconol, Amodimethicone, Simethicone, Cyclomethicone, Cyclopentasiloxane, Polymethylsiloxane.
5- Cuidado com os rótulos:
Antes de escolher seu kit para os cachos pela marca, beleza do rótulo ou por que viu uma influenciadora digital utilizar, busque na composição pelos componentes certos no tratamento de seus fios.
No Studio dos Cachos, estamos alertas a formulações “perigosas” e publicidades que desejam enganar as cacheadas que estão em busca de sua melhor versão encaracolada.
Um dos motivos que nos fez ter nossa própria linha de produtos para cabelos encaracolados foi o de ter a certeza de que teríamos um tratamento ideal e verdadeiro para a saúde e beleza dos cachos.
Venha aprender mais sobre os cuidados com os cachos
Através de um E-book Gratuito que preparamos para você, terá muita informação importante para o cuidado com os cabelos ondulados, cacheados, crespos e até mesmo para que quer voltar a ter seus cachos de volta após um alisamento.
Confira as dicas de como vencer a fase de transição capilar para voltar aos cachos naturais!
Baixe o e-book gratuito preenchendo o formulário!
Leave a reply