Ela é uma menina comum. Parece ser como todas as outras. Brinca, corre, grita, se machuca, “emburrece”, dá risadas, estuda, enfim …. uma saudável e serelepe menina. Na idade de 5 anos, seus cabelos claros, longos e lisos não dão sinais de que a pequena menina, agora com 13, iria passar por uma transformação inesperada. Na adolescência é quando os hormônios entram em ação e permitem a alteração de toda fisiologia daquela que antes menina, estava se transformando em mulher.
Mas, calma aí! Não é de um dia para o outro que uma menina torna-se mulher. Temos que falar da fase da rebeldia, dos experimentos, das birras de “aborrecente”. Rebeldia essa que, um dia, fez com que a jovem moça resolvesse raspar seu longo cabelo. Sim. Ela resolveu mudar seu visual sem exitar.
A partir daí é que tudo mudou. O cabelo da linda adolescente começou a crescer diferente de antes. Os primeiros centímetros mostravam-se desalinhados, deixando-na sem entender o que estava acontecendo. Pouco depois veio a revelação de que seus cabelos estavam encaracolando. Uma surpresa geral. Uma novidade totalmente inesperada e que mudou o rumo de sua vida. E não é exagero! Mudou realmente depois de passar por situações inusitadas.
Vamos falar de aceitação. Imagine-se nos anos 80 ou 90. Cabelo cacheado, comprido, cortado molhado, produtos com sulfato, silicone e tudo aquilo que hoje sabemos não fazer bem aos nossos cachos. Sem falar da moda e surgimento do alisamento. Imagine quantas escovas e chapinhas foram passadas naqueles cabelos. Resultado? SOFRIMENTO!
Não tem como gostar de seus cabelos vivendo com aquela dificuldade e a rotina diária para deixá-lo esteticamente aceitável.
Mas a vida nos traz oportunidades, quando ela completou 23 anos de idade, um intercâmbio nos Estados Unidos mudou definitivamente sua filosofia de vida. Conheceu uma pessoa que adorava cabelos cacheados e que não entendia o porquê que a jovem se submetia àquela rotina diária de “sofrência capilar”.
A norte americana, responsável por sua estadia naquele país, resolveu mostrar a ela que tudo podia ser diferente. Que as suas crenças poderiam vir abaixo quando conhecesse um local feito para que seus cachos fossem valorizados através das mãos carinhosas de uma “cuidadora de cachos” chamada Lorraine Massey.
Com seu presente de Natal, dado pela anfitriã, dirigiu-se ao salão de Lorraine mas infelizmente a profissional internacionalmente reconhecida não estava lá para que a conhecesse. No entanto a viagem não foi perdida pois seus cabelos foram igualmente cuidados mostrando que tudo pode ser diferente com a técnica certa e produtos adequados. Nesse dia, uma semente foi plantada no coração da jovem cacheada, prometendo vir a florir em seu futuro.
De volta ao Brasil e agora sabendo do valor de seu cabelo natural, procurou, sem obter sucesso, profissionais que pudessem ajudá-la nos cuidados com os cachos. Visitou inúmeros salões. Chegou a explicar algumas coisas sobre o corte e os produtos para alguns profissionais. Contudo, no final sempre ouvia: “— O que você quer é IMPOSSÍVEL! Tenho uma escova perfeita pra você.” Eles não sabiam da semente que houvera sido plantada e regada naquela nova mulher. A ignorância daqueles que tentavam impor a ditadura do alisamento só fortaleceu a vontade de achar uma solução.
10 anos se passaram e mesmo assim não desistiu de procurar até que, ao olhar-se no espelho, viu que sua solução estava bem a sua frente. Com suas próprias mãos e sua determinação, decidira mudar o mundo ao seu redor, começando por ela e expandindo aos que a rodeavam até alcançar proporções maiores até mesmo do que havia imaginado inicialmente.
Foi dessa visão e determinação que surgiu um Studio preparado e exclusivo para cabelos ondulados, cacheados, crespos e crespíssimos. Não era uma bandeira levantada quanto a raças ou gêneros e sim para entregar o que todas as pessoas encaracoladas merecem: Respeito por seus cachos naturais.
Estudou, pesquisou, testou, praticou, fez parcerias, empreendeu, errou e acertou. Com isso sua visão materializou-se em algo que ela realmente acreditava. Sob sua direção, tornou-se uma marca referência com a linda missão de empoderar as pessoas encaracoladas através de informação, cuidados e bons produtos para mudar o mundo ao seu redor e mostrar à muitas pessoas que o cabelo encaracolado natural é bonito e deve ser respeitado.
—————————– // —————————-
Essa história é um pequeno resumo de fatos reais da vida da fundadora do Studio dos Cachos® e acreditamos que possa servir de inspiração para você. Não acredite nos limites quando seus ideais estiverem alinhados com sua essência e sua verdade.
“No impossível, só o descrente crê.”
– Autor Fábio Feminella
8 comments on “Não me diga que é impossível”
Rosemary Barbosa Ventura
Adorei sua historia….passei por todas essas fases de sofrimento. E agora com 49 anos decidi deixar meus cabelos livres de quimicas..ja tem 1 ano e 6 meses em transição. Ha dei um corte. Is cachos voltando e as pessoas perguntando qdo vou alisar o cabelo…afffffff. beijo
Consultora dos Cachos
Que bom que gostou, Rose! Parece que as histórias se repetem, né?!?!?! Força em sua transição. :-*
Dayane
Olá, adorei a sua história… Passei por situaçoes complicadas por não ter alisado meus cabelos… Bem resisti com meu cabelo natural, gostaria muito de experimentar os seus produtos!
Consultora dos Cachos
É ótimo vermos que não estamos “sozinhas” nesse mundo cacheado. Os produtos do Studio dos Cachos podem ser adquiridos nos salões e na loja online: https://studiodoscachos.com.br/studio2020/produtos/kits-para-os-cachos
Alice Renata Ferreira
Que estória bacana!!!
Parabéns e muito sucesso !!!
Consultora dos Cachos
Oi Alice. Que bom que gostou! Obrigado por nos acompanhar. 😉
Aparecida Maria R. Silva
Òla, Pois é né, estou feliz com meus cachinhos, com o corte ficou bem mais fácil para cuidar, eu digo pras pessoas que agora, gosto mais das manhãs. tinha muita preguiça de manhã, agora não. pensava até para ir no parque aquático que mais adoro, depois embaraçava ficava irritadíssima. fiquei super feliz quando descobri o Studio dos Cachos, fiquei pensando: será que vai me ajudar mesmo? quando vi os cabelos cacheados delas, já fiquei contente, esperançosa. pensei: estou no lugar certo.
Obrigada, Studio dos Cachos, por suas dedicação.
Consultora dos Cachos
Que notícia boa, Aparecida. Sempre que precisar de auxílio, estaremos dispostas a ajudá-la. Beijos