Trecho do livro: Tricologia e a Química Cosmética capilar de John Halal, sobre Fatores Nutricionais no Crescimento capilar.
O Zinco tem um papel vital na saúde de nosso corpo, porque promove cabelos saudáveis e brilhantes, unhas fortes e pele flexível. Depois do ferro, o zinco é o segundo elemento mais abundante em nosso corpo, e é essencial para o funcionamento de todas as células. O crescimento capilar pode ficar lento ou estagnar pela deficiência de zinco na dieta.
A maioria dos xampus anticaspa conta com o zinco de piritiona para suprimir o crescimento de malassezia, o fungo causador da caspa. A deficiência de zinco também pode causar unhas finas e escamosas. Esse elemento químico melhora a pele no que diz respeito à claridade e tom, estimulação e reparo e , ainda, ajuda a regular a produção de óleo na pele, essencial para o tratamento de eczema. O sulfato de zinco é eficaz conta acne e aftas por suas propriedades anti-inflamatórias e sua habilidade de regular as glândulas de óleo e hormônios do corpo.
Assim, uma dieta balanceada é essencial para uma boa saúde, e uma dieta deficiente pode causar vários problemas de saúde. Mas não há evidencia de que certos alimentos influenciam o crescimento de cabelos mais longos, fortes ou bonitos.
Tanto a pele quanto o cabelo precisam de vitaminas para um desenvolvimento saudável, mas tomar suplementos de vitamina acima do recomendado por ser mais danoso. Quantidades excessivas de vitaminas A, por exemplo, podem causar perda de cabelo e intoxicação.
Suplementos vitamínicos não são substituídos por uma dieta bem balanceada. Se você suspeita de que precisa suplementar sua dieta, procure o conselho de uma medico qualificado.
Leave a reply