Era uma tarde ensolarada de sábado. Vera* entrou naquele salão novamente cabisbaixa e preocupada. Estava diferente de outras visitas e por isso uma das atendentes, que já a conhecia dos meses anteriores, veio lhe perguntar sobre seu silêncio logo na entrada do estabelecimento:
— Olá Vera, como você está? Me parece um pouco aflita e preocupada. Aconteceu alguma coisa? – perguntou a jovem atendente, pronta para iniciar o dia de beleza de Vera que imediatamente responde que sim, meio sem jeito por não poder se abrir, pois sabia que ali não era o local apropriado para expor suas preocupações.
— Vim baixar a raiz – exclama Vera ainda muito pensativa sobre aquele estilo agressivo de “embelezar” seus cabelos, afinal de contas toda vez que alisava seus fios uma parte dela hesitava. Não estava se sentindo feliz com tanta queda e ressecamento em virtude daquela química forte na raiz, além da recente alergia no couro cabeludo.
Desde o momento em que chegou ao salão, Vera começou a observar os procedimentos nos cabelos das outras mulheres, refletindo seriamente sobre a possibilidade de voltar a ter seus cachos naturais. Era só uma questão de aprender a cuidar dos fios cacheados.
Sua filha também era cacheada e por isso não desejava ser este tipo de exemplo para sua pequena cacheadinha que não entendia o por que de sua mãe ter cabelos lisos e ela não. Toda vez que arrumava os cabelinhos de sua amada filha, sentia um profundo pesar em saber que sua cacheadinha já demonstrava interesse em também tê-los lisos.
— Chega de tentar me enganar! – pensou naquele mesmo instante. Ela sabia que seria seu último dia naquele local pois não pretendia alisar novamente seus cabelos.
Vera tinha ainda que lidar com toda a pressão sobre como tirar o alisamento, onde começar e como superar todas as fases da famosa transição capilar, mas o mais importante é que sua decisão já havia sido tomada e saiu confiante de que tivera feito a escolha certa.
Medo do novo? Cortar as madeixas ou deixar crescer usando acessórios? Vera sabia que a luta contra ela mesma seria grande, mas deixaria de lado todo pensamento negativo e focaria apenas em ter sua identidade encaracolada novamente.
Passado alguns meses após sua conversa, continuou seguindo firme na sua decisão de não mais voltar a alisar seus cabelos, estava agora apenas esperando o tempo certo de crescimento para começar sua nova etapa como mulher encaracolada.
— Você não vai mais alisar, Vera? — Vai dar muito trabalho manter e cuidar dos cachos, hein!?!? — Seu cabelo está tão estranho assim levantado! – eram as frases que ela mais ouvia quando o assunto era seus fios encaracolados já aparecendo no meios dos fios alisados. Mas Vera tinha a certeza de que muito em breve iria exibir toda a formosura dos seus cachos, sem alergias, sem quedas excessivas, sem medo de ser feliz e o mais importante: sendo um verdadeiro referencial para sua pequena filha.
A luta é contra a ditadura do alisamento e o embate que cerca nossa identidade diariamente. Nunca desista de você mesma, torne sua fraqueza em força, empodere-se e diga não ao alisamento coletivo. Todos sabemos o mal que faz em nossas madeixas e em nosso organismo.
Mais algum tempo e Vera, já com o cabelo 100% natural, pôde olhar sua filha nos olhos e com orgulho dizer:
— Empodere-se minha linda cacheada!
Nós do Studio dos Cachos temos todas as ferramentas necessárias para isso. Podemos e temos um compromisso de auxiliá-la na volta a beleza dos cabelos cacheados naturais, mas desde que você assim deseje e faça sua parte, assumindo sua verdadeira identidade encaracolada e livrando-se definitivamente do alisamento.
(*) A personagem Vera e a jornada para tirar o alisamento de sua vida é uma história fictícia baseada em diferentes relatos de clientes do Studio dos Cachos. Este conto tem o objetivo de inspirar e sensibilizar pessoas que desejam sair ou reagir a ditadura do alisamento.
Confira as dicas de como vencer a fase de transição capilar para voltar aos cachos naturais!
Baixe o e-book gratuito preenchendo o formulário!
Leave a reply