Studio dos Cachos
Tópicos recentes
Arquivos
Studio dos Cachos – Florianópolis | Bicarbonato de Sodio nos cachos
1467
single,single-post,postid-1467,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,

Bicarbonato de Sodio nos cachos

Publicação Informativa: Bicarbonato de Sódio: usar ou não.

Há 8 anos, li que misturando uma colher de sopa em um copo de água para jogar no cabelo, limparia os fios sem precisar de xampu. Usei essa técnica por vários anos, fiquei viciada, pois a sensação de limpeza é grande mesmo. Após 5 anos comecei a me questionar sobre esse ingrediente. E parei de usá-lo.

Leia abaixo e tire as suas próprias conclusões.

Devido às suas propriedades de limpeza , o bicarbonato de sódio pode ser usado ocasionalmente para “clarificar” o cabelo e para eliminar o acúmulo de xampus, condicionadores e leave-in. 

Bicarbonato na História: De acordo com o Royal Ontario Museum, seu uso já era realizado pelos antigos egípcios. Ele utilizavam uma mistura composta principalmente de carbonato de sódio deca-hidratado e bicarbonato de sódio como um agente de limpeza poderoso.

Os Benefícios: Bicarbonato de sódio pode ser usado para clarificar o cabelo quando misturado com xampu, água ou condicionador. A lavagem de cabelo com bicarbonato de sódio limpa o excesso de produto, remove as impurezas e limpa seu cabelo melhor do que muitos produtos caros no mercado. É também usado para a absorção de óleos e é, portanto, ideal quando usado como um xampu para remover sebo, a substância oleosa a pele segrega para manter a pele e cabelo hidratado.

Como usar: Para limpar o cabelo, adicione 1 colher de chá. de bicarbonato de sódio em um copo de água e jogue em seus cabelos depois de lavados. Isto pode ser feito uma vez por mês para ajudar a remover todo o acúmulo de produtos de cabelo e para clarificar o cabelo. 

Aviso: Bicarbonato de sódio é um ingrediente bem alcalino, com um pH entre 8 e 9.Produtos com alcalinidade alta abrem as cutículas do cabelo e deixando o cabelo absorver tanta água que o fio pode enfraquecer  ou quebrar. Para neutralizar isto, é recomendado o uso do vinagre de maçã para enxaguar o cabelo e normalizar o pH do cabelo. O ácido do vinagre de maçã irá fechar as cutículas. Para usar o vinagre, dilua 1 parte de vinagre de maçã com 4 partes de água e lave o cabelo com a mistura.

Alessandra Carelli – Consultora dos Cachos

alessandra@studiodoscachos.com.br

 

41 Comentários

  • Giovanna Alves de Oliveira

    Digamos que utilizando eventualmente para uma limpeza mais profunda, o ideal seria enxaguar com o vinagre de maçã imediatamente depois, ou poderia se utilizar condicionador ou máscara antes do enxágue com o vinagre, já que as cutículas estariam abertas?

    • Consultora dos Cachos

      Olá Giovana, obrigada pelo comentário!
      O vinagre é aplicado para fechar as cutículas e o condicionador também. Então qualquer um deles serve. Se for usar o bicarbonato, realize o procedimento eventualmente (1 vez por mês). Boa semana para você! Alessandra

  • Djasmin

    Muito esclarecedor. Muito obrigada pelo post.
    bjooos

    • Juliana

      Essa seria uma estratégia para quem não tem um anti resíduos em casa? Usar o bicarbonato fazer, uma restauração e selar com o vinagre. Se eu estiver errada me corrija, por favor!

  • IRINEIA BORBA

    Ola alessandra sempre tive cachos, mas há 2 anos comecei fazer mechas devido aos cabelos brancos, de um tempo para cá percebi que os cabelo estão perdendo os cachos, sem brilho opacos!! nada cachea eles!! resultado vivo c/ ele preso!! faço hidratação no salão compro o que vc imaginar de creme p/ pentear e nada!!

    me de uma luz??!!

    • Consultora dos Cachos

      Olá Neia, Obrigada pelo comentário! Você realizou somente mechas mesmo!?! Nessa hidratações em salão são realizadas somente com creme ou tem algum tipo de alisante junto? Veja isso!
      Cabelo encaracolado precisa de muita hidratação mesmo. Continue! Você conhece a linha DevaCurl? Dê uma olhadinha na loja virtual do Studio dos Cachos http://www.studiodoscachos.com.br/loja.
      Fico à disposição para conversarmos mais sobre seu cabelo. Quero entender mais!
      Beijos e bom final de semana
      Alessandra – Consultora dos Cachos

  • Wania

    Deixa ver se entendi, lava com shampoo e despeja a agua com bicarbonato ( esfrega a mistura ou so despeja ).

    • Consultora dos Cachos

      Olá Wania, essa técnica pode ser realizada no lugar do xampu. Somente despeja e faz uma massagem leve no couro cabeludo.
      Beijos e bom final de semana!

  • Suely

    Boa noite… só pra entender melhor. Lava os cabelo só com o bicarbonato e enxagua depois? e passa o vinagre de maça e enxagua também? ou deixa o produto nos cabelos?

    • Consultora dos Cachos

      Bom dia Suely, Você precisa tirar os produtos do seu cabelo. Enxaguar sempre! Mas lembre que essa técnica é para ser utilizada 1 vez por mês, para não estragar seu cabelo. Até mais! ;)

  • Sabrina

    É pra colocar uma colher de SOPA ou uma colher de CHÁ?

    • Consultora dos Cachos

      Olá Sabrina, pode ser a colher de sopa, mas use somente 1 vez por mês, para não ressecar muito o seu cabelo.
      Beijos e boa semana. Alessandra ;)

  • Márcia

    Bom acabei de fazer um experimento pegando uma amostra de bicarbonato de sódio com água, mas com uma quantidade menor. Medi a amostra com um papel que mede o PH e a mistura me surpreendeu, o pH ficou em média 9,5. Então é uma medida quase próxima dos cremes alisantes como o tioglicolato de amônia. Use com moderação, já que as cuticulas do cabelo vão ficar mais abertas com o bicarbonato. Pode ser que com as cutículas abertas os cremes de hidratação penetrem melhor.

  • Fernanda Ferreira

    Ótimo texto! Bem esclarecedor, não conhecia essa técnica!

  • Juliana

    Nossa heim! Eu segui esta técnica por alguns meses, há uns meses atrás e meu cabelo ficava maravilhoso na época, foi uma das épocas que mais gostava do meu cabelo. Eu fazia a técnica e depois utilizava gel de linhaça para estilizar os cachos, ou seja, não usava nada de produtos no meu cabelo. As vezes fazia a técnica de lavar só com água. De vez em quando fazia uso de oleo de coco, abacate ou manteiga de karitê para hidratar (mas nem sentia necessidade), e ele estava sempre lindo. Porém, eu tenho um amor enorme com produtos de cabelo, gosto do cheiro, de todo o ritual e acabei voltando por causa disso. Tem um porém tb, na época eu morava em Montreal, ou seja, um clima totalmente diferente do Brasil e tb achava menos poluído que BH. Lá eu não sentia necessidade de lavar os cabelos todos os dias, pois meu cabelo não empoeirava e suava, já aqui, isto é impossível. Além disso, sou corredora e tenho que lavar todos os dias (lá eu revesava a técnica mencionada com a técnica de lavar somente com água) e dava super certo, porém hoje com o uso de tantos produtos no cabelo, provavelmente esta técnica não daria certo (além da poeira).

    • Denise Campos

      Olá Juliana! Vc mora em Belo Horizonte? Eu sou de BH . Estou passando pelo processo de transição e muito animada com todos os tratamento. Pelo seu comentário vi que já tem bastante experiência! Poderia me dar o seu contato para me passar uma dicas e novidades para eu cuidar do meu cabelo? meu email é denisefrb@yahoo.com.br. Um abraço! obrigada!

  • Juliana

    Li o texto e os comentário… eu quero começar a fazer o loow poo e estou em fase de transição para eu começar a técnica preciso eliminar os resíduos dos produtos antigos por isso vou lavar com o bicarbonato..mas tenho uma duvida ao invés de passar o vinagre de maçã eu posso substituir por uma hidratação.

    • Consultora dos Cachos

      Olá Juliana, o vinagre é ácido e vai fechar as cutículas do cabelo pois o bicarbonato de sódio é alcalino. Uma hidratação pode ser também.
      Mas a minha sugestão é bicarbonato e vinagre e depois a hidratação. Dê preferência com uma máscara sem silicone.
      Ah, use o bicarbonato somente uma vez por mês para não destruir com o seu cabelo. Ele é um produto super alcalino!

  • Elizabeth santana do n silva

    boa tarde temho o cabelo muito duro e uso megah relaxo e não vejo resutado relaxo hoge amanha esta duro quero uma sugestão

  • Joana barra

    Olá, minha pergunta sobre o Bicarbonato de sódio, misturado com água oxigenda líquida de 10 volumes e um colher de mel para clarear cabelos alisados com guanidina é seguro?
    50ml de água oxigenada, 30gr de bicarbonato e 1 colher de sopa de mel. agradeço desde de já.

  • Regiane

    Boa noite deixa te perguntar uma coisa meu cabelo era preto sstou tentando tirar o preto aos poucos com luzes essa sua dica me ajuda nisso, ou tem uma dica q possa me ajudar

    • Consultora dos Cachos

      Olá Regiane, acredito que não seria a melhor alternativa. Seu cabelo vai ressecar muito!

  • bruna martins de sousa

    eu que passo muita chapinha no meu cabelo é bom usar bicarbonato ?

    • Consultora dos Cachos

      Olá Bruna, eu não recomendaria. O bicarbonato é bem alcalino e seu cabelo já está bem sensível com o uso da chapinha.

  • Vanessa Lima

    Olá,estou fazendoe co wash mas o cabelo não fica totalmente limpo,poderia estar usando o bicarbonato com o condicionador?E eu poderia estar fazendo uso de algum oleo vegetal ou manteiga nos cabelos depois da lavagem com bicarbonato ou vc aconselha fazer isto depois do uso do vinagre?

    • Consultora dos Cachos

      Olá Vanessa, mesmo com o cowash, você precisa limpar o seu couro cabeludo. Indico que use um xampu infantil pelo menos uma vez por semana.
      Bicarbonato de sódio é mais para os fios.

  • Maria Cecília

    Posso usar uma máscara de hidratação após o uso do vinagre ou só posso fazer antes?

  • Lívia

    Olá, ao ler esse post fiquei preocupada pois uso esse método há mais de um ano, aboli totalmente o xampu. Não sabia que o ideal era uma vez por vez. Obrigada pelo esclarecemento.

  • patricia ribeiro

    Olá boa noite! Tinha o cabelo cacheado depois de uma escova inteligente meu cabelo ficou um bagaço o que fazer me ajudem obrigado.

  • Hemilly

    Olá, gostaria de saber se dá pra usar essa mistura do bicarbonato antes de aplicar um selante mo cabelo, e fazer o processo da escova e chapinha?

  • Sabrina

    Alessandra, sabes se o bicarbonato remove silicones insolúveis ou só os solúveis mesmo? Obg,
    Beijo!